Melastomataceae

Miconia petroniana Cogn. & Saldanha

Como citar:

Eduardo Amorim; Lucas Jordão. 2021. Miconia petroniana (Melastomataceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

203.088,477 Km2

AOO:

72,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Goldenberg et al., 2020), com distribuição: no estado do Espírito Santo — nos municípios Dores do Rio Preto, Ibitirama e Itaguaçu —, no estado de Minas Gerais — nos municípios Almenara, Alto Caparaó, Itamonte e Novo Cruzeiro —, no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Itatiaia, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena e Teresópolis —, e no estado de São Paulo — nos municípios Jundiaí e Ubatuba.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2021
Avaliador: Eduardo Amorim
Revisor: Lucas Jordão
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie apresenta uma distribuição em diversos municípios na Mata Atlântica, em Florestas Ombrófilas. Com um extenso EOO= 173494km², mais de 10 situações de ameaças e registros em Unidades de Conservação, Miconia petroniana foi considerada como Menor Preocupação (LC) neste momento. O valor de EOO e o número de situações de ameaças, extrapolam os limiares para incluir a espécie em uma categoria de ameaça. Somado a isto, não existem dados populacionais para aplicação de outros critérios. Demandando assim, ações de pesquisa (tendências e números populacionais) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua perpetuação na natureza no futuro.

Possivelmente extinta? Não
Histórico:
Ano da valiação Categoria
2012 LC

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Bouquet Mélast. Brés. , Tab. 3, 1887.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore com até 10 m de altura. Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Ombrófila (Goldenberg et al., 2020).
Referências:
  1. Goldenberg, R., Bacci, L.F., Caddah, M.K., Meirelles, J., 2020. Miconia. Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB9745 (acesso em 19 de julho de 2021)

Ações de conservação (3):

Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que poderão ser contemplados por Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território Vale do Paraíba - 30 (RJ), Território PAT Capixaba-Gerais - 33 (ES).
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, Área de Proteção Ambiental do Alto do Mucuri, Área de Proteção Ambiental Jundiaí, Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Nacional de Caparaó e Parque Nacional do Itatiaia.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.